Sincrônicas:
instantaneidade e sincronia de tempo, como chats, telefone, teleconferências, MSN,
ICQ, bate-papo...
Assíncronas: o
receptor e o emissor não precisam estar em permanente e imediata interação,
como e-mails, fax, fóruns, etc...
Atividade 6.1:
Experimentando o chat do ambiente e-Proinfo (01)
A experiência do
chat no E-proinfo foi interessante, tratando no curso da primeira experiência
do tipo sincrônica. Porém, seu layout, estrutura e formato são poucos dinâmicos
frente a softwares sofisticados, que não apenas compartilham caracteres, mas
arquivos em extensões diversas, além de outras ferramentas interessantes na
interação e cooperação.
Atividade 6.2:
Enviando e-mail
Como atividade
assíncrona o e-mail é um das formas de comunição digital mais importante na
atualidade. Todo o desenvolvimento do projeto em grupo tem sido realizado através
da troca de emails entre os participantes, utilizando a lista disponibilizada
na plataforma do E-proinfo.
Atividade 6.3:
Experimentando enviar e-mail em grupo
Essa atividade é
realizada cotidianamente, com ou sem anexar arquivos, com cópias ocultas ou não,
endereçadas aos grupos ou não, enfim bastante comum no cotidiano de todos. Chega
mesmo a ser estranho a execução de uma atividade como essa, mesmo para nós
imigrantes digitais!
Atividade 6.4:
Experimentando o chat do e-Proinfo (02)
Ao experimentar em casa e no trabalho o chat houve
algum problema técnico, procedendo sempre a mesma e seguinte mensagem:
Não há salas de
bate-papos cadastradas no momento.
Atividade 6.5:
Experimentando o Fórum de Discussão
a) As vantagens do fórum relacionam-se a
ampla visibilidade dos conteúdos pelos participantes, assim também da sua
especificidade temática.
b) A desvantagem é o tempo assíncrono, pois a
ocorrência de dúvidas e o debate não se realizam de forma instantânea.
c) O papel do professor deve ser a de mediador ou facilitador do conhecimento e da aprendizagem.
d) O professor pode articular os diálogos,
fazendo com que haja maior dinamismo entre os participantes, situando caminhos
e perspectivas de temas e casos a cada debate.
e) As possibilidades aos alunos são múltiplas,
há grande flexibilidade de tempo, amplo conjunto de ideias e pessoas
dialogando, viabilidade de cooperação, entre outras...
Atividade 6.6:
Debate sobre o Projeto Integrado de Aprendizagem
Os debates sobre
o Projeto Integrado de Aprendizagem já se iniciaram desde o primeiro módulo,
com a formação do grupo e a troca de ideias em diversas postagens no fórum. Esperamos
ampliar esta conversa no módulo, já que o projeto está em fase de produção
efetiva.
Concluindo o módulo
podemos considerar que os pontos num primeiro momento são bem corriqueiros e
nos dão a impressão de desnecessários ao estudo. Todavia, durante as leituras
foi possível refletir um pouco mais do conteúdo, associando de forma mais
objetiva e organizada os elementos do módulo. Assim como nas outras situações, essa postagem não dá conta de abarcar a infinidade de assuntos associados as
atividades exigidas, trata-se, portanto, de uma síntese bastante precária, mas
possível, de resumir nosso entendimento da unidade.
“(...) se queremos uma tecnodemocracia, vamos precisar formar os sujeitos para isso. Precisamos pensar em alfabetização tecnológica para todos, pois quem não compreende a tecnologia não vai poder opinar sobre o que fazer com ela. (...)” (RAMOS, 2012, p. 22).
Ou essa evolução continuará a ser muito perigosa como mostra esse som do Pearl Jam
Pensemos nisto agora
Bibliografia
RAMOS, E. Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade. In: http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod085411/... Consulta em abr. de 2012.
Abraços,
Rafael F. de
Oliveira
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