quarta-feira, 25 de abril de 2012

UNIDADE 4: ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS


Este módulo contribuiu para melhor entendermos o papel das TIC’s na leitura e escrita. Seus entraves e possibilidades. Seus ganhos e perdas. Estimulou a pensarmos ainda mais nos reflexos e desafios futuros que trará a educação e, portanto, ao nosso trabalho do dia-dia.


Fonte: http://www.ufsj.edu.br/dcomp/


1. Ganhos na leitura e escrita digital:
alguns pontos levantados para o debate

a) Um primeiro aspecto importante é que a quantidade de leitura e escrita aumentou substancialmente entre os jovens e crianças. Hoje eles se desenvolvem tendo uma perspectiva de leitura e escrita bem mais ampla com a presença dos computadores, celulares, tabletes e outras ferramentas tecnológicas associadas.

b) Depois houve também uma diversidade maior de elementos presentes nos conteúdos correlatos, com a proliferação enriquecedora de imagens. vídeos e sons, melhor ilustrando textos e obras.

c) A momentaneidade das informações também vem permitindo um quadro mais atualizado da realidade, possibilitando análises comparativas de dados, textos com linguagens mais coerentes com seu tempo, entre outros aspectos relacionados.


Fonte: susanamesndes.wordpress.com



Concluindo, estes são alguns pontos tratados no encontro presencial e que podemos entender como positivos em ganhos para a leitura e escrita.

2. Perdas nesse processo:

a)      Como contraponto, o mundo digital nos demonstra uma escrita cada vez mais reduzida, simplificada, vazia e carregada de estrangeirismos, entre outros problemas, como as recorrentes abreviações.


b)      A mesma diversidade de elementos audiovisuais abarcada pelas novas TIC’s pode contraditoriamente estimular aprendizagens e habilidades mais ligadas a recursos determinados, como imagens, do que propriamente com os textos. Esta lacuna é preocupante e deve ser alvo de contínua reflexão.

Fonte: http://www.mundowebgratis.com/2010/01/volte-estudar-com-video-aula.html


Por fim, além dos pontos colocados, a velocidade de informações e conteúdos pode derivar em conteúdos rasos e desvirtuados, carregados de ideologias e interesses tendenciosos. Na verdade essa velocidade gera um desconforto estrutural, pois não há tempo de sintetizar tanta informação, e mesmo verificar o que de fato é real e o que é fantasioso...


3. O que fazer para que tal perda possa vir a ser minimizada?

Não abandonar determinadas metodologias tradicionais, ainda que haja resistência pelos atores envolvidos.

Diversificar os conteúdos, as práticas de ensino, as metodologias de trabalho.

Desenvolvimento de trabalhos multidisciplinares, proporcionando ao aluno uma formação mais atual e interligada ao conhecimento atual.

Orientação aos alunos no sentido de melhor qualificá-los para o trabalho com as TIC’s (por isso também a importância de nosso conhecimento nessa perspectiva).

Fonte: http://www.edupersonal.com/2010/07/multidisciplinaridade-no-ambito-do.html



4. O que fazer para potencializar tal ganho?

Estimular trabalhos e metodologias associados ao uso das TIC’s.

Tornar o ambiente digital num espaço cotidiano da escola, próprio a produção do conhecimento pelo discente/docente, capaz de auxiliar sua autonomia, o potencial crítico e de ação diante dos problemas inerentes a realidade a qual está submetido.

Fonte: http://www.zun.com.br/fundap-estagio-acessa-escola/

A amplitude deste tema não nos permite responder de forma satisfatória toda a atividade. Buscamos elencar alguns pontos debatidos no encontro presencial. Também o que pudemos refletir durante a leitura do módulo 4.

Abraços,

Rafael F. de Oliveira

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