terça-feira, 10 de abril de 2012

UNIDADE 3 - BLOGS: O QUÊ? COMO? POR QUÊ?


Unidade repleta de informações, estimulando-nos a pensar sobre o papel do Blog enquanto recurso capaz de instigar a aprendizagem por meio de diversas habilidades e competências.


Vejamos algumas delas:


 - Ênfase na leitura e escrita -




- Desenvolvimento da criatividade -

 

- Metacognição - 

 

- Diversidade para realizar operações mentais - 

 


- Estímulo para compreensão de conteúdos variados -

 


- Meio de incentivo a ações interventivas - 






Esta seção também estimula a produção de blogs pelos docentes, enfatizando a criação e publicação do Projeto Integrado neste espaço.

 

Estimula a planejarmos um blog interativo e capaz de atrair o interesse de seu público alvo e interessados em temas correlatos.

 

“Temos de considerar que, com eles, promovemos a integração entre várias linguagens, pois além de escrever, podemos também postar arquivos de áudio, vídeo e fotos. Desbancamos assim a supremacia da linguagem textual frente às outras formas de linguagem. Temos que perder o medo das outras formas de expressão, afinal, estamos numa sociedade midiática.” (CURSO PROINFO, 2012).

 

Ainda assim, não podemos esquecer das dificuldades geradas por esse processo, como aquelas associadas a linguagem textual escrita. Com a supremacia das imagens, estas competências estão sendo cada vez menos desenvolvidas...

 

Penso, logo eu blogo


Podemos concluir que com os blogs houve uma facilitação de nossas publicações na internet. Conteúdos passaram a ter uma amplitude em rede, atingindo e integrando um número maior  de pessoas e conteúdos.




Para finalizar, parafraseando Orofino Orofino (2005, apud PROINFO 2012),

 

“Ao conseguirmos tal integração, estaremos obtendo muitos avanços efetivos na construção de uma pedagogia crítica. A autora destaca que, ao atingirmos esta integração, alcançaremos:

--> A construção de identidades individuais para além da questão das classes sociais, a partir da potencialização da memória social;

--> A promoção de uma escola democrática e participativa;

--> Ganho de terreno na direção de uma concepção mais transdisciplinar da aprendizagem;

--> E, finalmente, a ampliação da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no que concerne principalmente aos direitos de acesso a cultura, de cuidado e de proteção, de provisão e de participação.”


Abraços,

Rafael F. de Oliveira

 

MATERIAIS EXTRAS


Como criar um blog: vídeo aula




Livros para download sobre TIC’s e Sociedade

 http://livrosdehumanas.org/category/pierre-levy/

PIERRE LEVY

AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA

O QUE É VIRTUAL

CIBERCULTURA


Fonte imagens:







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