terça-feira, 18 de dezembro de 2012

RESULTADOS PITEC



Importância
Como tratado no material Proinfo Integrado, Módulo 3 (Tecnologia), o processo reflexivo sobre os resultados do Projeto Integrado de Tecnologia (PITEC) é passo fundamental para uma releitura calcada no intercâmbio e em experiências potencializadoras do processo educativo. Portanto, na melhoria das condições de qualidade do ensino, numa proposta que paralelamente executa e repensa o trabalho desenvolvido ao longo do próprio projeto.
Conforme o Eixo 3 (Tecnologia) esse fato de agir, pensar e repensar pode ser denominado por “reflexão-sobre-ação” que se desenvolve, justamente, no “momento em que há um distanciamento da ação. É esse distanciamento que propicia ao professor reconstruir mentalmente a sua ação realizada, a partir da observação, da descrição e da análise dos fatos ocorridos.”

Alguns aspectos e resultados
Deste modo a proposta de descrição reflexiva aqui exposta se baseia na experiência de execução do PITEC no quarto bimestre do ano de 2012 por meio de 2 séries finais do Ensino Fundamental II da E. E. Prof. Pery Guarany Blackman, na cidade de Itu, interior de São Paulo.
Neste momento realizamos atividades tradicionais e alternativas com recursos da tecnologia. A proposta, como detalhada anteriormente, era a união de temas curriculares inerentes a disciplina de Geografia, mas também de forma disciplinar, com ferramentas tecnológicas. Propiciando enquanto objetivo final a apreensão dos fenômenos por base da ciência, mas também a aprendizagem do trabalho com recursos tecnológicos, sobretudo pela produção de home pages na forma de blogs, tumblrs e páginas da internet.
Aliado a estes propósitos também houve paralelamente a execução de trabalhos empíricos, com viagem a capital São Paulo, associando os conteúdos de sala, junto a tecnologia e vivência na maior metrópole das Américas.
Alguns aspectos significativos destacáveis nesta proposta foram marcados pelo protagonismo dos alunos, desde a sugestão da excursão didática, a proposta de criação dos materiais com base nas tecnologias de informação e comunicação.
Além de conhecimentos e aprendizagens ligados ao conteúdo de Geografia neste processo, acredita-se na potencialização de produção criativa de elementos comunicativos e informacionais pelas ferramentas digitais. Uma série de referências são expostas a seguir, evidenciando em alguns casos de maior vulnerabilidade social e de exclusão digital, avanços importantes na apreensão e das possibilidades destas técnicas por diversos alunos.

Alguns resultados e considerações
Devido a quantidade de blogs produzidos em grupos de 2 a 5 alunos ao longo do PITEC, apresentamos aqui uma amostragem significativa deles, com hipermídias, envolvendo elementos como músicas, fotos, vídeos, links, textos, layouts e cores riquíssimos.

 Poliana e Jéssica



Giovana, Mickaela, Larissa

Ariane e Lucas

Luana, Mariana, Matheus e Letícia



Nas estratégias e recursos utilizados esteve a sensibilização para os temas geradores, por meio de aulas dialógicas e debates. Como recurso também a sala do Acessa Escola, Câmeras Digitais e outros elementos multimídias foram fundamentais. Creio que o interesse também foi despertado pela proposta libertária de trabalho num acordo didático iniciado desde o início do ano com as turmas.

A guisa de uma conclusão provisória
Dentre valores e atitudes que gostaria de destacar estão as dificuldades geradas pelo individualismo cada vez mais presente em nossa sociedade, mas com que com a mobilização em grupos evidenciou o potencial do trabalho coletivo, assim também da importância da cooperação como base para uma relação mais humana e calcada num solidariedade recíproca. Como gosto de citar o auxílio de alguns alunos na sala do Acessa, dando ajuda e apoio aqueles menos integrados às tecnologias digitais. Sem dúvida a experiência foi algo positivo, e mesmo diante das dificuldades e alguns entraves, nos mostra a possibilidade de trabalho por projetos que caminham juntos com a realidade dos alunos, propiciando uma escola mais atualizada com seus interesses, revelando o papel que ela possui na construção de um mundo mais justo e melhor para nossa sociedade.

Abraços,

Rafael F. de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário