quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Podcast com Léa Fagundes

O Podcast com Léa Fagundes nos faz pensar se, de fato, estamos preparados para trabalhar as tecnologias na escola.

 
Creio que as dificuldades são inerentes e que a própria tecnologia acaba se tornando um desafio para todos, desde os que já nasceram sob a lógica do computador e o paradigma da sociedade em rede (nativos digitais), até mesmo para os docentes que tradicionalmente sempre trabalharam com recursos mais simples, como apenas a lousa e o giz.

http://desmontacia.files.wordpress.com/2010/11/desafio.jpg?w=209&h=311
Fonte: http://desmontacia.files.wordpress.com/2010/11/desafio.jpg?w=209&h=311

Como caso cito mais uma vez experiências que tive no desenvolvimento do meu trabalho com a tecnologia no ambiente escolar. Ao propor a criação de blogs pelos alunos, por exemplo, apesar de praticamente todos estarem ambientados com esta ferramenta, poucos na verdade conheciam plenamente seu funcionamento. Os que conheciam também apresentaram grandes dificuldades em sua organização e sistematização. Fazendo do papel docente fundamentador de sentidos e orientação às propostas.

http://www.prodesp.sp.gov.br/noticias/prorrogacao_desafio_inovacao.asp

Ao mesmo tempo torna-se enriquecedor o “compartilhar” destas informações e conhecimentos gerados a partir das experiências, estimulando os alunos, docentes e atores escolares a pensarem novas possibilidades de trabalho a partir dos resultados  obtidos.  E aí mesmo na própria construção de um currículo compassado com novos sentidos gerados a partir de experiências locais e do intercâmbio numa escala mais ampliada, cujo resultado pode convergir para propostas coerentes com o modelo de sociedade técnico-científico-informacional, em que a educação crítica e o uso da tecnologia são elementos  elementos norteadores. 

http://static.portaleducacao.com.br/arquivos/imagens_artigos/07072012204546Desafio%20Empresarial%20do%20S%C3%A9culo%20XXI..jpg
 Fonte: http://static.portaleducacao.com.br/arquivos/imagens_artigos/07072012204546Desafio%20Empresarial%20do%20S%C3%A9culo%20XXI..jpg


Sem dúvida, por mais ampliado que seja o conhecimento das novas ferramentas e equipamentos munidos de tecnologia, este saber é algo provisório e limitado, sempre ligado a outras formas de saber e expressões, interesses e relações, que dificilmente serão encerrados, num rico processo de construção que não se encerra. Portanto, não devemos temer, ou deixar de trabalhar esses temas e ferramentas no cotidiano da escola.

Abraços,
Rafael F. de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário