terça-feira, 18 de dezembro de 2012

RESULTADOS PITEC



Importância
Como tratado no material Proinfo Integrado, Módulo 3 (Tecnologia), o processo reflexivo sobre os resultados do Projeto Integrado de Tecnologia (PITEC) é passo fundamental para uma releitura calcada no intercâmbio e em experiências potencializadoras do processo educativo. Portanto, na melhoria das condições de qualidade do ensino, numa proposta que paralelamente executa e repensa o trabalho desenvolvido ao longo do próprio projeto.
Conforme o Eixo 3 (Tecnologia) esse fato de agir, pensar e repensar pode ser denominado por “reflexão-sobre-ação” que se desenvolve, justamente, no “momento em que há um distanciamento da ação. É esse distanciamento que propicia ao professor reconstruir mentalmente a sua ação realizada, a partir da observação, da descrição e da análise dos fatos ocorridos.”

Alguns aspectos e resultados
Deste modo a proposta de descrição reflexiva aqui exposta se baseia na experiência de execução do PITEC no quarto bimestre do ano de 2012 por meio de 2 séries finais do Ensino Fundamental II da E. E. Prof. Pery Guarany Blackman, na cidade de Itu, interior de São Paulo.
Neste momento realizamos atividades tradicionais e alternativas com recursos da tecnologia. A proposta, como detalhada anteriormente, era a união de temas curriculares inerentes a disciplina de Geografia, mas também de forma disciplinar, com ferramentas tecnológicas. Propiciando enquanto objetivo final a apreensão dos fenômenos por base da ciência, mas também a aprendizagem do trabalho com recursos tecnológicos, sobretudo pela produção de home pages na forma de blogs, tumblrs e páginas da internet.
Aliado a estes propósitos também houve paralelamente a execução de trabalhos empíricos, com viagem a capital São Paulo, associando os conteúdos de sala, junto a tecnologia e vivência na maior metrópole das Américas.
Alguns aspectos significativos destacáveis nesta proposta foram marcados pelo protagonismo dos alunos, desde a sugestão da excursão didática, a proposta de criação dos materiais com base nas tecnologias de informação e comunicação.
Além de conhecimentos e aprendizagens ligados ao conteúdo de Geografia neste processo, acredita-se na potencialização de produção criativa de elementos comunicativos e informacionais pelas ferramentas digitais. Uma série de referências são expostas a seguir, evidenciando em alguns casos de maior vulnerabilidade social e de exclusão digital, avanços importantes na apreensão e das possibilidades destas técnicas por diversos alunos.

Alguns resultados e considerações
Devido a quantidade de blogs produzidos em grupos de 2 a 5 alunos ao longo do PITEC, apresentamos aqui uma amostragem significativa deles, com hipermídias, envolvendo elementos como músicas, fotos, vídeos, links, textos, layouts e cores riquíssimos.

 Poliana e Jéssica



Giovana, Mickaela, Larissa

Ariane e Lucas

Luana, Mariana, Matheus e Letícia



Nas estratégias e recursos utilizados esteve a sensibilização para os temas geradores, por meio de aulas dialógicas e debates. Como recurso também a sala do Acessa Escola, Câmeras Digitais e outros elementos multimídias foram fundamentais. Creio que o interesse também foi despertado pela proposta libertária de trabalho num acordo didático iniciado desde o início do ano com as turmas.

A guisa de uma conclusão provisória
Dentre valores e atitudes que gostaria de destacar estão as dificuldades geradas pelo individualismo cada vez mais presente em nossa sociedade, mas com que com a mobilização em grupos evidenciou o potencial do trabalho coletivo, assim também da importância da cooperação como base para uma relação mais humana e calcada num solidariedade recíproca. Como gosto de citar o auxílio de alguns alunos na sala do Acessa, dando ajuda e apoio aqueles menos integrados às tecnologias digitais. Sem dúvida a experiência foi algo positivo, e mesmo diante das dificuldades e alguns entraves, nos mostra a possibilidade de trabalho por projetos que caminham juntos com a realidade dos alunos, propiciando uma escola mais atualizada com seus interesses, revelando o papel que ela possui na construção de um mundo mais justo e melhor para nossa sociedade.

Abraços,

Rafael F. de Oliveira

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Podcast com Léa Fagundes

O Podcast com Léa Fagundes nos faz pensar se, de fato, estamos preparados para trabalhar as tecnologias na escola.

 
Creio que as dificuldades são inerentes e que a própria tecnologia acaba se tornando um desafio para todos, desde os que já nasceram sob a lógica do computador e o paradigma da sociedade em rede (nativos digitais), até mesmo para os docentes que tradicionalmente sempre trabalharam com recursos mais simples, como apenas a lousa e o giz.

http://desmontacia.files.wordpress.com/2010/11/desafio.jpg?w=209&h=311
Fonte: http://desmontacia.files.wordpress.com/2010/11/desafio.jpg?w=209&h=311

Como caso cito mais uma vez experiências que tive no desenvolvimento do meu trabalho com a tecnologia no ambiente escolar. Ao propor a criação de blogs pelos alunos, por exemplo, apesar de praticamente todos estarem ambientados com esta ferramenta, poucos na verdade conheciam plenamente seu funcionamento. Os que conheciam também apresentaram grandes dificuldades em sua organização e sistematização. Fazendo do papel docente fundamentador de sentidos e orientação às propostas.

http://www.prodesp.sp.gov.br/noticias/prorrogacao_desafio_inovacao.asp

Ao mesmo tempo torna-se enriquecedor o “compartilhar” destas informações e conhecimentos gerados a partir das experiências, estimulando os alunos, docentes e atores escolares a pensarem novas possibilidades de trabalho a partir dos resultados  obtidos.  E aí mesmo na própria construção de um currículo compassado com novos sentidos gerados a partir de experiências locais e do intercâmbio numa escala mais ampliada, cujo resultado pode convergir para propostas coerentes com o modelo de sociedade técnico-científico-informacional, em que a educação crítica e o uso da tecnologia são elementos  elementos norteadores. 

http://static.portaleducacao.com.br/arquivos/imagens_artigos/07072012204546Desafio%20Empresarial%20do%20S%C3%A9culo%20XXI..jpg
 Fonte: http://static.portaleducacao.com.br/arquivos/imagens_artigos/07072012204546Desafio%20Empresarial%20do%20S%C3%A9culo%20XXI..jpg


Sem dúvida, por mais ampliado que seja o conhecimento das novas ferramentas e equipamentos munidos de tecnologia, este saber é algo provisório e limitado, sempre ligado a outras formas de saber e expressões, interesses e relações, que dificilmente serão encerrados, num rico processo de construção que não se encerra. Portanto, não devemos temer, ou deixar de trabalhar esses temas e ferramentas no cotidiano da escola.

Abraços,
Rafael F. de Oliveira