domingo, 4 de novembro de 2012

UNIDADE 2: CURRÍCULO


A tecnologia e a aprendizagem por comunidades indígenas tailandesas

O texto tomado por nosso grupo para análise foi o de David Cavallo[1]. Nele a experiência de um conjunto de projetos é tomada para referenciar a importância da inserção da tecnologia e de sua consequente adaptação aos interesses e necessidades de seus usuários, comunidades e grupos específicos.

Mais especificamente Cavallo trata do Projeto Lighthouse[2] a partir do qual acordos e objetivos traçados entre lideranças tailandesas e especialistas do MIT dão a tona de um processo renovado e revolucionário de educação no país. Entre eles:

·  tornar o sistema educacional centrado no aprendiz;
·  desenvolver habilidades de pensamento crítico;
·  promover a inovação e a criatividade;
·  desenvolver habilidades e o espírito colaborativo;
·  aprender a aprender;
·  promover familiaridade, habilidade e naturalidade no trabalho com a tecnologia
·  desenvolver uma aprendizagem “alegre”, isto é, resgatar o prazer pela aprendizagem.


           
            Ao tratar do projeto na aldeia de Nong Bat, província de Buri ram, norte da Tailândia, ele evidencia as condições de pobreza, associadas a problemas de estiagem, como também de uma educação verticalizada, partido de “cima pra baixo”. Evidenciando a evasão escolar e o interesse destes mesmos alunos, tidos como problemas nas escolas, enquanto os mais interessados em novas propostas em que passam a ter de fato um real protagonismo.
           
Província de Buri ram (Tailândia) 
Fonte: wikipedia

A partir do projeto foi identificada a necessidade de construção de uma represa na área, cujo computador potencializou os processos de construção, com o mapeamento de pontos e lugares ideais para sua materialização. Além disso, a participação de indivíduos mais jovens manuseando os equipamentos e os mais antigos orientando as discussões e estratégias de forma coletiva.
Estas estratégias foram sendo pensadas a partir de referências importantes, como a “cultura de motores” (citada pelo autor), definindo as habilidades tácitas das comunidades na adaptação de motores para diferentes fins práticos do cotidiano.
É possível concluir com o artigo a crítica de um modelo homogeneizado, padrão e apriorístico de educação, em que o potencial de aprendizagem das pessoas fica subestimado, em virtude de pressupostos que limitam o design de intervenções.


[1] O DESIGN EMERGENTE EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: DESCOBRINDO E CONSTRUINDO A PARTIR DO CONHECIMENTO INDÍGENA.
[2] Uma intervenção ousada com o objetivo de desencadear mudanças radicais no processo educacional da Tailândia.

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